Tendências Tecnológicas para 2019 (Parte 2)
Dando continuidade ao texto homônimo publicado na semana passada, em que abordei “coisas autônomas” e “espaços inteligentes”, hoje tratarei mais duas tendências tecnológicas para 2019, segundo o importante grupo Gartner.
A forma como os usuários percebem o mundo digital e interagem com ele avança cada vez mais para a tão sonhada computação ubíqua. Trata-se de um conceito que se refere à onipresença das ferramentas computacionais e, principalmente, à sua “invisibilidade” no sentido de que a interação Interação Humano-Computador (IHC) aconteça de maneira natural por meio do comportamento e dos sentidos do ser humano. Assim, de acordo com o grupo Gartner, a experiência imersiva será um dos grandes destaques de 2019.
Nesse contexto, a Realidade Virtual (RV) deverá ganhar ainda mais destaque, considerando o fato de que ela é capaz de criar experiências imersivas por meio de hardwares específicos, “colocando” o usuário dentro de espaços virtuais que envolvem diversos tipos de interação. Um dos mercados que deve sofrer grandes mudanças graças à RV é o imobiliário. Usando óculos de RV, é possível fazer um tour virtual em ambientes que ainda não existem fisicamente, eliminando visitas e apresentações desnecessárias. Ademais, designers e arquitetos podem personalizar ambientes virtuais de acordo com os desejos de cada cliente, maximizando a satisfação e proporcionando uma experiência mais rica na aquisição e/ou aluguel de imóveis. Na educação, é possível levar estudantes a lugares como pontos turísticos, museus e até mesmo visitar lugares perigosos como crateras de vulcões, além de permitir a criação de espaços virtuais personalizados e hipotéticos, possibilitando uma melhor experiência de aprendizagem.
A RV também pode ser usada para o tratamento de fobias e de transtornos por meio de imersões controladas do paciente a ambientes e situações específicas. Na medicina a RV é usada para a simulação de cirurgias e no processo de ensino de disciplinas como anatomia humana. No e-commerce já existe a possiblidade de fazer com que o usuário visite espaços virtuais e “manuseie” um ou mais objetos a fim de ter maior percepção de um determinado produto distante fisicamente. Essas aplicações já existem, mas o que tudo indica, elas se tornarão mais populares em 2019, causando profundas mudanças em muitas profissões e em muitos setores da economia.
Uma outra tecnologia que proporciona experiência imersiva é a Realidade Aumentada (RA). Trata-se de uma tecnologia capaz de integrar o mundo real ao mundo virtual usando uma câmera e um aplicativo específico. Assim, são criadas sobreposições em imagens estáticas ou dinâmicas em tempo real, criando espaços cognitivos personalizados, gerando novas informações ao usuário. A RA ganhou grande destaque em 2016 com o lançamento do jogo Pokémon Go, que insere o jogador dentro do icônico universo Pokémon, fazendo com que milhares de pessoas ao redor do mundo saíssem de suas casas à procura de monstrinhos colocados aleatoriamente em diversos locais, considerando coordenadas geográficas e outras variáveis.
Entretanto, as aplicações da RA vão muito além dos games, sendo usada em diversos outros setores. Na educação, por exemplo, é possível fixar marcadores em objetos do mundo real, como um motor a combustão, e apontar a câmera do smartphone com um aplicativo específico para esses marcadores. Assim, são projetadas na tela do dispositivo móvel informações sobre aquele componente, enriquecendo a experiência de aprendizagem. Já existem sites que possibilitam ficar em frente à câmera do smartphone ou computador e “experimentar” óculos usando a RA. A gigante Amazon patenteou no início de 2018 um espelho inteligente que promete ser um provador de roupas usando RA. Imagine a capacidade de marketing e interação com o usuário final que a RA pode proporcionar. Simplesmente fantástico!
Quando aplicadas em conjunto, as tecnologias RV e RA formam o que é chamado de Realidade Mista ou Realidade Híbrida, ampliando a capacidade de resolver problemas e criar aplicações para os mais diversos setores. Em 2019 muitas empresas deverão investir pesado em ambas a fim de criar produtos, conceitos e tendências. Vale a pena ficar de olho!
exto publicado originalmente no Jornal de Jales, coluna Fatecnologia, no dia 13/01/2019.