Mostre o seu localhost para o mundo: conheça o ngrok

👊😎 Saudações, devs! Já ouviu falar sobre o serviço ngrok? Pensa numa coisa útil! Vem comigo….!
Durante o processo de desenvolvimento de software é muito comum fazermos o deploy em serviços na nuvem para fins de teste.
Fazer isso em aplicações front-end é muito simples, pois há diversas ferramentas gratuitas e fáceis de usar, como o Netlify e o Vercel, por exemplo. Entretanto, quando falamos de aplicações back-end, não há muitas opções grátis disponíveis.
Assim, uma maneira rápida de disponibilizar uma aplicação na internet, seja ela front-end ou back-end, é usar a ferramenta ngrok.
Esse serviço cria um túnel seguro entre o seu localhost e a internet, disponibilizando sua aplicação para o mundo de maneira simples, rápida e segura.
Como usar?
A seguir, os passos para usar o ngrok:
1) Baixando e configurando o ngrok
Acesse o site oficial do ngrok e faça seu cadastro;
Assim que fizer o login, baixe a versão específica para o seu sistema operacional;

Descompacte o arquivo zip e configure as variáveis de ambiente para que ele seja usado em qualquer local no console
Na página do nrok, no menu Setup & Installation, será disponibilizado um comando com um token de acesso. Execute esse comando:
ngrok config add-authtoken [TOKEN]

Esse comando irá salvar o token no arquivo ngrok.yml, salvo nas configurações de usuário (no Windows fica em C:\Users\[USER]\AppData\Local/ngrok/ngrok.yml).
2) Iniciando o serviço ngrok
Agora é necessário iniciar sua aplicação local. Depois disso, execute o comando a seguir, substituindo PORT pela porta da aplicação. No exemplo a seguir, usei uma aplicação front-end na porta 9000.
ngrok http PORT

Ao acessar a URL, o browser exibe uma página HTML com algumas informações sobre a aplicação. Para acessá-la, clique no botão Visit Site.

👊😎 Prontinho! Enjoy it!
Conclusão
O ngrok é muito útil para fins de teste, quando precisamos disponibilizar nossa aplicação de maneira simples, rápida e segura, sem a necessidade de usar um serviço de deploy/hospedagem mais complexo.
Fiz o teste também com aplicações server-side e APIs REST. Funciona muito bem!
Falando de ferramentas alternativas, temos Tailscale, Zero Tier e Twingate, mas penso que o ngrok é mais simples e rápido de configurar.
Agora você tem mais uma poderosa ferramenta para adicionar em sua caixa de utilidades.
🤗 Até a próxima!