Inevitável (Resenha)
Nasci em 1981. Sou da geração Y, que é caracterizada por grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica, facilidade material e um ambiente altamente urbanizado.
Minha geração e as gerações anteriores testemunharam a chegada da internet e da web, nos lançando em um período de transição, em que ficamos maravilhados com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e mais intensos.
É impossível, no início do século XXI, imaginarmos um mundo sem Google, Ubber, iFood, Youtube, Netflix e outras disrupções.
Nesse sentido, Kevin Kelly, jornalista, escritor e fundador da Wired, uma das principais revistas contemporâneas, nos presenteia com a obra Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. Publicada originalmente em 2016 e republicada no Brasil em 2018 pela editora Alta Books, esta é uma obra de não ficção indispensável para compreender o mundo em que vivemos.
Na referida obra, Kelly nos leva a uma viagem ao estado da arte das aplicações tecnológicas e como elas têm impactado nossas vidas.
O autor não foca nas tecnologias, mas em suas consequência e implicações, trazendo importantes reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade, considerando as transformações que ainda estão por vir e como elas mudarão o mundo como conhecemos.
Com uma escrita fluida, muito bem desenvolvida e sem exagerar no tecniquês, Kelly aborda temas como: identidade e presença no mundo virtual; inteligência artificial; o mundo “figital” (fusão do físico com o digital); a capacidade de encontrar, visualizar, acessar e filtrar informações; o poder do compartilhamento da interação e do questionamento; entre outros elementos que ele define como forças tecnológicas.
É uma obra indispensável a todos o estudantes e profissionais de todas as áreas. Recomendadíssimo!