Inteligência Artificial (Resenha)
O que me motivou a comprar esse livro foi o fantástico currículo do autor. O taiwanês Kai-Fu Lee é cientista da computação, empresário e já passou pelas gigantes Apple, Silicon Graphic, Microsoft e Google, sendo considerado um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial (IA) e inovação tecnológica da atualidade.
No início dos anos 1990, enquanto estava na Apple, Lee se destacou como cientista de IA na área de reconhecimento de fala (speech recognition), sendo o responsável pelo desenvolvimento das bases tecnológicas que mais tarde inspirariam os atuais assistentes de voz, como Siri, Cortana, entre outros.
Na obra intitulada “Inteligência Artificial” (Globo Livros, 2019), Lee nos leva a uma jornada tecnológica, apresentando importantes fatos históricos que impulsionaram a IA e que explicam o estado da arte dessa poderosa tecnologia.
Além de introduzir o que é IA, principalmente para o público leigo, Lee faz um paralelo entre as duas super potências de IA da atualidade: EUA e China. Ademais, o autor esclarece os benefícios e os problemas causados pela IA, principalmente considerando o futuro.
Nos últimos capítulos, Lee fala sobre sua luta contra o câncer e como isso foi importante para que ele mudasse sua visão sobre como a tecnologia impacta nossa humanidade.
Esta não é uma obra técnica, sendo direcionada para todos que desejam saber como a IA está alterando o mundo como conhecemos.