Do átomo ao buraco negro (Resenha)
Minha paixão por astronomia começou ainda na infância. Lembro de um livro chamado “Vic Lic: o astronauta”, que peguei na biblioteca a escola estadual onde estudei do ensino fundamental ao médio. O referido livro, do autor brasileiro Frederico Oliveira Lima, despertou meu interesse pelos mistérios do espaço ainda nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que eu me tornasse um entusiasta da astronomia.
Na década de 1990 não tínhamos a web e a TV por assinatura era um luxo para poucos. Assim, o conteúdo astronômico que eu tinha acesso era resumido aos livros da biblioteca da escola que eu estudava, além de poucos jornais e revistas que tinha acesso.
“Se eu não gostasse tanto de tecnologia e computação, eu teria estudado física”
Hoje, apesar da grande quantidade de informações que temos disponível gratuitamente no infinito universo da web, nem sempre é fácil organizar temas de maneira didática para que o público leigo tenha acesso.
Nesse sentido, o livro Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia, assinado pelo carismático youtuber Schwarza, responsável pelo canal outrora identificado como Poligonautas, é um presente a todos que desejam compreender a beleza e a complexidade que envolvem os corpos celestes.
Usando uma linguagem claramente dirigida ao público leigo, o autor faz analogias e usa doses adequadas de humor para expor temas complexos como buracos negros, o sistema solar, ciclo de vida das estrelas, nebulosas e outros formidáveis objetos celestes.
O autor se limita a expor o conhecimento científico adquirido sobre os temas propostos de maneira simples e objetiva, não incluindo sua cosmovisão. Mesmo assim, em certos momentos é possível detectar um certo grau de cientificismo/materialismo no teor dos seus textos.
Enfim, se você tem um conhecimento muito pequeno sobre astronomia e quer ter uma visão ampla sobre o tema, mas sem ficar preso a conceitos científicos e métodos complexos, esse livro é para você. Se você já possui algum conhecimento, acredito que há outras obra mais ricas em termo de detalhes técnicos e científicos.
O único problema que destaco na obra é o fato do autor não fazer citações segundo as normas ABNT em seus textos (paranóia de professor!). O máximo que ele fez foi colocar suas fontes no fim do livro. Entendo que o público alvo são pessoas leigas, mas usar as normas ABNT poderia dar mais credibilidade à obra, além de ajudar os leitores a identificar a fonte exata das informações e conhecimentos.
Mesmo assim, recomendo!