fbpx

Guia politicamente incorreto da política brasileira (Resenha)

Guia politicamente incorreto da política brasileira (Resenha)

A política brasileira é um tema extremamente controverso. Ninguém conhece todos os aspectos que envolvem esse emaranhado de buracracia regado a corrupção e dominado por poucos privilegiados. Quem realmente conhece a “máquina política” brasileira, creio eu, são os que dela se alimentam, como os grandes empresários “amigos do rei”, os sindicato protecionistas e os partidos políticos que movem as engrenagens desse estado lento, ineficiente, corrupto e burocrático. De fato, conhecer todos os aspectos desse monstro é impossível, porém, Rodrigo da Silva, jornalista do independente Spotniks, nos presenteou com uma fantástica obra que penetra nas entranhas dessa pseudo-república chamada Brasil.

Meu exemplar em formato e-book (Kindle)

“Esta não é uma obra pra coxinhas. Nem para mortadelas” (Rodrigo da Silva)

O Guia Politicamente Incorreto da Política Brasileira, publicado pela editora Leya e lançado simbolicamente no dia 07 de setembro de 2018, nos apresenta os absurdos do Brasil em fatos e números. Logo no início da obra, o autor faz questão de deixar claro que não se trata de uma defesa ideológica, nem tampouco uma exposição de suas opiniões pessoais.

“Nas próximas páginas você não encontrará em nenhum capítulo, em qualquer contexto, palavras como esquerda ou direita, ou ainda socialismo, convervadorismo ou (neo)liberalismo” (Rodrigo da Silva)

A obra é fruto de uma extensiva pesquisa nas entranhas da burocracia brasileira, mostrando todas as mazelas políticas e os privilégios aos quais os políticos e a elite do funcionalismo público tem direito. O livro deixa claro que o Estado é um mundo alternativo, onde não existe crise, inflação, problemas com saúde e segurança, tudo bancado (obviamente) com o dinheiro dos pagadores de impostos. Eu e você.

Indo além das fronteiras, o autor revela as dinastias que se perpetuam no poder desde a fundação da (pseudo)república; a falta de conhecimento dos nossos legisladores que passam a maior parte do tempo inventando leis absurdas e inconstucionais e como tudo nesse país é pensado para dar errado. Ele também mostra como o Estado financia obras desnecessárias e privilegia poucos escolhidos, tudo amparado por nossa constituição. A linguagem é clara e simples, plenamente acessível a todos, não sendo necessário conhecer jargões e termos técnicos. Uma obra impressionante por sua simplicidade e objetividade.

Enfim, o Guia Politicamente Incorreto da Poítica Brasileira é uma obra necessária nos lares, nas escolas e nas faculdades, pois mostra as coisas como realmente são, sem viés ideológico e sem defender esse ou aquele partido. Uma obra que coloca por terra a divindade da nossa incoerente e absurda constituição e tem o poder de nos causar uma profunda revolta. Recomendo!

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!