Política: Quem manda. Por que manda. Como manda. (Resenha)
Compreender o cenário político atual é extremamente complexo. Até os mais experientes jornalistas e cientistas políticos não conseguem compreender totalmente o que se passa, visto que são muitas as variáveis históricas, estruturais e constitucionais. Na minha opinião, tudo se resume a um Estado extremamente inchado, burocrático, ineficiente e corrupto, que rouba várias de nossas liberdades.
Assim, para ter apenas uma vaga ideia do que está acontecendo, é necessário compreender como funciona a estrutura política da nossa suposta democracia. Entender o que é esse tal de “presidencialismo”, a tal da “independência entre os poderes”, as diferenças entre regimes democráticos e ditatoriais, a constituição, o sistema eleitoral e os partidos, pode nos ajudar a ter uma pequena visão de como as coisas são absurdas nesse país.
A obra “Política: Quem manda. Por que manda. Como manda” (Editora Objetiva, 2010, 187p.) pode nos ajudar a entender o que se passa na estrutura política do Brasil. De autoria do brilhante João Ubaldo Ribeiro (23/01/1941-18/07/2014), escritor, jornalista e mestre em Administração Pública e Ciência Política, essa obra elucida questões complexas de maneira simples, objetiva e com muita profundidade. Logo na primeira página do livro vemos a seguinte frase que define muito bem a obra: “CURSO PRÁTICO ELEMENTAR, PARA TRABALHADORES, DONAS DE CASA E O POVO EM GERAL”.
Questões sobre Estado e Nação; a relação entre o Estado e o indivíduo; a constituição; sistemas eleitorais; partidos políticos e diversas outras questões são abordadas de maneira acessível ao público leigo, sem usar jargões ou termos técnicos, fazendo da obra, algo necessário nas escolas e nos lares.
O autor, além de ser um exímio escritor, preza pela ética, visto que não defende uma visão particular, ou seja, se limita a mostrar como as coisas funcionam, fornecendo uma sólida base de conhecimento para que o leitor se apoie em sua busca intelectual.
Considero essa obra o ponto de partida para todos os que querem começar a compreender como funciona nosso sistemas político. Recomendo!