fbpx

Persuadindo multidões: o que é um Digital Influencer?

Persuadindo multidões: o que é um Digital Influencer?

Nos tempos áureos do marketing televisivo, era muito comum vermos atores e personalidades da TV anunciando um produto ou serviço. Em nosso subconsciente, pensávamos que aquela celebridade atestava a qualidade do item anunciado e, sem pensar duas vezes e sem analisar o custo-benefício, escolhíamos o produto divulgado pelo galã da novela das nove ou pela musa daquele programa de TV. Se possuía qualidade era outra história, pois queríamos, na maioria das vezes, apenas ostentar e falar para os amigos que tínhamos aquele produto anunciado pelo “deus grego” ou pela “deusa”.

Durante muito tempo, a TV influenciou nossos comportamentos e nossos desejos consumistas, entretanto, com o advento da web e, principalmente, devido ao crescente acesso das pessoas à grande rede por meio dos dispositivos móveis, as redes sociais vêm, aos poucos, substituindo o papel de influência exercido pela TV. Desde os tempos do extinto Orkut, as redes sociais têm mostrado grande poder de influência, seja no campo das ideias, do comportamento ou do consumo. O fato é que somos bombardeados diariamente com doses de informações a respeito de uma ideia, produto ou serviço, assim, mesmo que inconscientemente, somos influenciados por uma marca ou personalidade. Entretanto, diferente da época em que éramos persuadidos por celebridades, nas redes sociais somos influenciados por pessoas comuns, que não possuem fama na TV e nem tampouco possuem algum talento artístico, mas, devido à sua identificação com um determinado público e, principalmente,  a seu conhecimento e/ou experiência em um determinado assunto ou produto, atraem grandes públicos e influenciam multidões: são os Digital Influencers ou Influenciadores Digitais, em tradução livre.

Eis o poder de um Digital Influencer: basta uma postagem para que seus seguidores curtam, comentem e compartilhem fazendo com que uma notícia, um produto ou um serviço seja conhecido por muitas pessoas de maneira direta e indireta. Assim, podemos definir Digital Influencer como um profissional que produz conteúdo nos mais diversos formatos usando sua imagem pessoal a fim de influenciar comportamentos na web e fora dela. O fato de usar sua própria imagem e, principalmente, suas experiências com aquele produto ou serviço, gera muita empatia com o público, aumentado assim sua capacidade de conquistar seguidores. O Youtube está cheio de pessoas que dão dicas de maquiagem, testam um produto, conversam com um cliente de uma determinada empresa, realizam o unboxing (tiram um produto da caixa e fazem comentários), enfim, realizam diversas atividades ao mesmo tempo em que recomendam (e persuadem-nos!) um produto ou serviço.

Grandes empresas estão investindo nessa nova onda de marketing, pois, além de custar menos que uma celebridade da TV, um Digital Influencer geralmente possui milhares de seguidores em seus canais de mídia (Youtube, Facebook, Instagram, entre outros), assim, o poder de alcance de uma campanha de marketing nas redes sociais é muito maior do que em qualquer outro meio.

Para ser um Digital Influencer, é necessário ser uma pessoa criativa, dinâmica e com facilidade de se expressar.  Também é necessário possuir grande conhecimento em algum assunto em particular, seja ele qual for: quadrinhos, filmes, novelas, carros, computadores, culinária, astronomia, etc. Temos muitos exemplos no Youtube. Após isso, é necessário criar seus canais de mídia e viralizar, isto é, se tornar conhecido e buscar um diferencial a fim de conquistar seguidores que confiam nas suas recomendações. Não é fácil, mas é uma profissão tão promissora que há diversos cursos superiores de bacharel em Digital Influencer sendo criados no Brasil. E aí? Já pensou em ser um Influenciador de multidões?


Texto publicado originalmente no Jornal de Jales – coluna Fatecnologia – no dia 17 de setembro de 2017.

Jorge Luís Gregório

Jorge Luís Gregório

Professor e entusiasta de tecnologia, estudioso da cultura NERD e fã de quadrinhos, animes e games. Mais um pai de menino, casado com a mulher mais linda da galáxia e cristão convicto. Gosto de ler ficção científica e discutir tecnologia, filmes, seriados, teologia, filosofia e política. Quer falar sobre esses e diversos outros assuntos? Venha comigo!